Entrevista com Ronaldo Fraga

 Vocês lembram do post do Moda Insights feito pelo Camila Puccini? Pois então, a entrevista com o Ronaldo Fraga feita por ela ganhou um post só pra ela, era conteúdo demais pra um só post.

Segue então a entrevista com o (queridão) Ronaldo Fraga:

CM – Quais são os seus projetos após dar uma pausa no São Paulo Fashion Week?

Ronaldo Fraga – Foi um inferno essa pausa, me deu mais trabalho do que eu queria! Primeiro que eu não imaginei que fosse causar o que causou, mas essa é uma pausa que eu já queria ter dado há uns dois anos. Foi basicamente para fazer o livro que estou lançando, pois já tinha que organizar essa história e eu não tinha tempo disponível. Também comecei a desenvolver um projeto na Amazônia, que é um trabalho de um ano que eu já estava planejando há muito tempo e tinha que começar em Janeiro, se não, teria que começar no ano seguinte. Quando eu resolvi tudo isso, já havia lançado a coleção de Preview e vendido ela em novembro, e eu pensei “gente eu não vou fazer esse desfile essa estação, eu volto no verão”. A minha vontade mesmo é ficar umas três estações sem desfilar, mas são ossos do ofício e eu tenho que voltar, estou voltando feliz e com outra novidade que foi essa história do desfile de inverno passar para novembro, porque antes era algo economicamente absurdo, e acho que agora vai melhorar.

CM – Você pensa em fazer novas coleções e novos desfiles no São Paulo Fashion Week, pensa em voltar para ficar?

Ronaldo Fraga – Hoje eu estou envolvido em muitos projetos e o desfile passou a ser mais um, dois desfiles por ano é muita coisa. Quem pensa, monta e quem faz o desfile, sou eu, então chegou nesse momento que era improdutível para mim. Desfilo agora dia 12 de julho no SPFW, quanto as coleções eu tenho que continuar fazendo, pois é o que mantêm a marca. Mas desfile eu só irei fazer quando tiver muita vontade e com uma coleção pesquisada para apresentar, porque da forma que a coisa vinha eu cheguei no limite que eu vejo que muitos colegas chegam que é fazer uma coleção de qualquer jeito simplesmente pra cumprir uma agenda e isso eu não faço. Meu maior prazer é o processo de pesquisa para se chegar numa coleção, no dia que tirarem isso de mim eu prefiro mudar de profissão.

CM – Como foi a sua parceria com a melissa?

Ronaldo Fraga – Foi ótimo, tanto a linha adulto quanto a infantil! Agora dia 21 de julho eu desfilo com a coleção infantil em Santiago do Chile, e vamos desfilar a linha de bolachas. Além de ter um retorno maravilhoso, porque esse produto que fizemos juntos foi para o Japão, Europa entre outros lugares, mas sobretudo no Japão teve um resultado maravilhoso.

CM – E as parcerias com a Tok & Stok? Vão continuar?

Ronaldo Fraga – Elas vão continuar e inclusive está vindo uma nova coleção que eu adorei fazer, baseado no livro que eu estou lançando. Acontecerão três parcerias diferentes: uma linha da tok&stok com utensílios para casa, uma linha da Papel Craft para papéis de presente e outra com a Renovil, que irá desenvolver uma de tecidos, então está vindo muita coisa por ai!

CM – Na primeira edição do Moda Insights que você veio, disse que as alunas de moda deveriam ler muito. Queria saber quais livros está lendo no momento e quais você aconselhar?

Ronaldo Fraga – Eu sempre leio os livros ligados ao tema que eu estou pesquisando, costumo dizer que um tema legal pra mim, que eu goste da coleção, é aquele que me dê livros para ler. Eu tinha uma amiga que era assistente da Vivienne Westwood em Londres, e ela proibia que os assistentes levassem revista de moda ou jornais para sala. Então quando chegava um assistente novo eles faziam uma pegadinha e falavam que a Vivienne adorava revistas, e é claro que a pessoa chegava com uma pilha de revistas querendo agradar. Quando ela passava pela sala, pedia licença, rasgava e jogava no lixo! E falava “alguém pagou para fazer isso, se vocês querem pesquisar, ou ser autores vão para rua ou para literatura, porque na literatura você vai construir os personagens para sua memória”. Agora, indicação de um livro… eu sou um autor contumaz, leio 8 livros ao mesmo tempo! Na coleção do Noel, ano passado, li as cinco biografias existentes, posso dizer que sou expert em Noel Rosa hoje em dia. E essa leitura em cima do que você está pesquisando, é o que lhe dará sustentação e argumentos, além de abranger o seu universo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Entrevista, evento e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s